Artigos

Avaliação do balanço energético

<< Voltar

Avaliação do balanço energético

Avaliação do balanço energético e determinação comparativa de métodos para estabelecimento de taxa metabólica basal e gasto energético real de atletas de futsal masculino.

SANCHEZ, Marlene C. O.; SUREIRA, Thaíz M.

 

Manter o balanço energético tem como objetivo principal a conduta nutricional em atividades físicas, o consumo de calorias ingeridas deve ser igual ao gasto de calorias nas atividades diárias e no exercício físico. Para que não aconteça o balanço energético negativo, ou positivo, deve-se conhecer o tipo de exercício praticado, a freqüência de treinamentos, a duração e sua intensidade, sendo importante que a estimativa do consumo energético habitual do indivíduo seja realizado da forma mais exata.

 

Em um trabalho de Thompson e Manore (1996) com 24 atletas concluíram que a fórmula de TMB de Cunningham fornece maior precisão em atletas muito ativos, quando comparadas com as outras equações, pois esta utiliza como variável de cálculo a quantidade de massa magra do atleta, sendo que para a população de adolescentes também é considerado um método adequado para tal avaliação pois adolescentes tendem a apresentar maior massa livre de gordura em relação a adultos, sendo que a cada década há uma perda de 2 a 3% desta. Para uma precisa determinação do GER o método mais indicado segundo a literatura é o de METs, por possuir uma grande variedade de classes (605 classificações).

 

Conclusão: Em relação às fórmulas de TMB, a literatura aponta como melhor método para atletas a fórmula de Cunningham, quando comparamos entre si os métodos para determinação de GER, eles se apresentam diferentes, mas a literatura mostra METs como o método de melhor precisão para a avaliação de atividade física, em relação ao balanço energético os atletas mostraram equilíbrio energético, mas seria necessário uma comparação dos métodos avaliados com um padrão ouro de avaliação.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

GARCIA, E.S. Taxa metabólica basal de jogadores profissionais de futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.20, n.5, set., p.82-84, 2006.

 

VIEBIG, R.F.; NACIF, M.A.L. Nutrição Aplicada à Atividade Física e ao Esporte. In: SILVA, S.M.C.; MURA, J.D.P. Tratado de Alimentação, Nutrição & Dietoterapia. São Paulo: Roca, 2007. cap.16, p.223.

 

THOMPSON J.; MANORE N. Predicted and measured resting metabolic rate of male and female endurence atletes. Journal American Dietetic Association, v.96, p. 30-34, 1996.

 

AMORIM, P.R.; GOMES, T.N.P. Métodos de baixo custo e Aplicáveis na Pratica. In:______. Gasto energético na atividade física. Rio de Janeiro: Sharpe, 2003. cap.5, p.113-171.


Desenvolvido por SITECA
Contato
E-mailabcnutri@abcnutri.com.br E-mail11 9 6842-7084 Thais